Plano de Ação do Estabelecimento Espaço Escola Serviços Públicos de Apoio Escolar Aniversariantes Nossa Mensagem
Biblioteca Virtual
Espaço dos Professores Bancos Fotos Fale Conosco

Quantidade de Páginas visitadas


OFICINA DE BRINQUEDOS


BILBOQUÊ E JOGO DE ARGOLAS

O que você precisa: 

  • garrafas plásticas com tampa
  • tesoura
  • papel alumínio
  • barbante

Etapas

1. Corte as garrafas.

Amarre um barbante com uma bola de papel alumínio amassado para fazer o bilboquê.

2. Corte argolas da garrafa epasse fita crepe nelas.




MÁSCARAS COM CAIXAS DE OVOS DE PAPELÃO:

O que você precisa: 

  • caixa de ovosde papelão
  • tinta
  • barbante
  • cola
  • tesoura
  • elástico
  • revistas velhas

Etapas

1. Corte a caixa de ovos.

2. Recorte, como mostra a figura, para dar a forma.

3. Pinte com tinta colorida.

4. Corte restos de papel colorido em tiras.

5. Cole as tiras de papel nas laterais da forma.

Faça dois furinhos nas laterais com ajuda da agulha e enfie o elástico.

PRODUTO: máscara de coruja.




LOTO DE IMAGENS

O que você precisa: 

  • revistas velhas
  • papelão
  • régua e lápis
  • tinta
  • cola

Etapas

1. Recorte o papelão em pedaços de 10 x 15 cm e marque com lápis seis quadrados de 5 x 5 cm formando um tabuleiro.

2. Recorte mais dez quadrados de papelão de 5 x 5 cm para fazer a base das peças.

3. Procure seis imagens coloridas de revistas em duplicata (ou semelhantes) que caibam nos quadrados pontilhados do tabuleiro (ex.: dois barcos, duas pessoas, etc.)

4. Cole em cada quadrado pontilhado do tabuleiro uma imagem de cada par.

5. Cole o outro par de cada imagem nos seis quadrados recortados.

6. Pro

cure imagens diferentes para colar nos quatro quadrados restantes.




BOLSA
  • 1 garrafa de PET lisa
  • estilete ou tesoura
  • fita de seda para fecho e alça (pode-se utilizar alça de silicone)

Etapas

1. Corte o bocal da garrafa

2. Corte um dos lados até a metade

3. Faça um furo de cada lado logo abaixo do corte para inserir a alça. Se for feita mochilinha, deve-se fazer dois furos na parte de trás também. (No caso da alça de silicone, o ideal é coloca-las com rebites)

4. Faça quatro furos (dois em cima e dois embaixo) para a colocação do fecho. (Os dois furos de baixo podem ser substituídos por um botão grande)

5. Dobre a aba que sobrou para fazer a tampa de bolsa e feche-a com a fita de seda ou utilize um botão

6. Pregue a alça da bolsa tiracolo.

Pregue as alças da mochilinha.

As peças criadas por Heloisa Nunes, demonstradas nesse passo-a-passo, podem ser vistas no Espaço Reciclarte, na sede da Recicloteca.


 


   
                                   
Você vai precisar de 1 garrafa de iogurte (médio), 1 tubo de papelão (não pode ser muito grosso), botões de costura, um rolo de papel celofane (da cor que você preferir), papel alumínio, fita isolante, fita adesiva transparente, cola e tesoura sem ponta.   Corte o gargalo da garrafa de iogurte, conforme a figura acima. Pegue a parte do gargalo (não jogue fora o fundo, ele pode ser usado para contruir o R2D2)   Corte o tubo deixando-o com aproximadamente 23 cm de comprimento.  

Com o papel alumínio e a cola, encape o meio do tubo de papelão.

  Encaixe o gargalo da garrafa de iogurte em uma das pontas do tubo de papelão.   Com a fita isolante, feche a outra abertura do tubo de papelão.   Crie faixas pretas, enrolando a fita isolante no tubo. Cubra todas as áreas onde o papelão ainda está aparente. Faça do jeito que você preferir, afinal há vários tipos de sabres de luz.   Enrole o papel celofane deixando-o bem justo. (quanto mais papel tiver no seu rolo, mais resistente será o sabre).   Puxe uma das pontas interiores do rolo de papel celofane, o fim do rolo ficará em forma de triângulo, cole essa parte com a fita adesiva.  

Cole os botões, no tubo, da maneira que preferir. Agora encaixe a parte mais grossa do rolo de papel celofane, no interior do tubo. Como você fechou a outra ponta com fita isolante, o papel vai ficar preso.

Aí está! Um Sabre-de-Luz, agora você já pode sair por aí dizendo pra todo mundo que você é um Jedi!!! Faça também o R2D2!

Divirta-se! Quando você acabar, tire fotos e mande pra BugiGangue! As melhores ficarão expostas no museu e ganharão prêmios.

Até mais!!!


                                       
                                     
Você vai precisar de uma foto, 2 bandejas de isopor, tinta plástica, pincel, uma caneta hidrográfica, um palito de sorvete, fita adesiva, cola e tesoura sem ponta.   Posicione a fotografia na parte de trás de uma das bandejas de isopor. Marque o tamanho da foto, contornando-a com a caneta.   Com um espaço de 1 cm, desenhe um outro retângulo, dentro do contorno da fotografia. Com cuidado, corte a bandeija, seguindo as linhas do retângulo menor.  

Com a tinta plástica, pinte a parte da frente da bandeja cortada. Escolha a cor que você preferir.

  Agora, pinte a parte de trás, da bandeja que não foi cortada. Se você quiser um porta retrato colorido, você pode pintar de outra cor.   Pinte também o palito de sorvete, dos dois lados, heim!   Coloque a foto, encaixando no contorno feito inicialmente. Com a fita adesiva, fixe-a na bandeija de isopor.   Passe cola, na parte da frente da bandeija sem furo e encaixe-a na parte de trás da outra, conforme a figura acima.  

Faça um furinho na lateral da bandeija sem furo. Lembre-se o furo deve ser feito numa altura mais baixa do que a fotografia. Se sua foto for horizontal, o furo deve ser no lado maior e se sua foto for vertical, o furo deve estar no lado menor.

 

  Encaixe o palito para que seu porta retrato fique de pé.  

Prontinho aí está seu porta retrato! Fácil, não é? Agora que você já sabe como expor suas fotografias, descubra como ela foi inventada!

Quando acabar tire fotos e mande para a BugiGangue! As melhores ficarão expostas no museu.


               
               
Para fazer o tambor você vai precisar de uma lata vazia, dois palitos de churrasco, barbante, tesoura sem ponta e fita adesiva.   Com a fita adesiva, cole o barbante em dois pontos opostos da lata. Deixe o barbante com aproximadamente 70cm de comprimento.   Enrole fita adesiva na extremidade mais afiada de cada palito.  

Prontinho, aí está o seu tambor com as baquetas.

 

Agora você pode criar sua bandinha e sair por aí, fazendo sua batucada! Você ainda pode aprender a fazer um reco-reco e um chocalho!

Quando acabar tire fotos e mande para a BugiGangue! As melhores ficarão expostas no museu.


           
             
Para fazer o chocalho você vai precisar de duas garrafinhas de iogurte (pequenas), um pouco de arroz e fita adesiva.   Coloque arroz em um dos potes deixando-o quase cheio.  

Com a fita adesiva, grude os potes pela boca de cada um deles. Certifique-se que um pote está bem preso ao outro e pronto! Aí está seu chocalho, basta chacoalhar para fazer um sonzinho legal!!!

 

 

Agora você pode criar sua bandinha e sair por aí, fazendo sua batucada! Você ainda pode aprender a fazer um reco-reco e um tambor!

Quando acabar tire fotos e mande para a BugiGangue! As melhores ficarão expostas no museu.


TAMBOR DE PAPELÃO

Material necessário:
- 1 caixa de papelão grande
- Fita adesiva
- Papel Kraft
- Cola branca
- Plástico adesivo nas cores de sua preferência

Passo-a-Passo:
Comece desmontando a caixa. Com o estilete, corte as laterais e reserve esses pedaços para usar depois. Com a parte do meio faça uma tira de 1m de comprimento por 28cm de altura. Corte, com cuidado, e enrole bem. É para amolecer o papelão e dar a forma arredondada do tambor. Coloque embaixo um pedaço de papelão e desenhe um círculo. Recorte: vai ser a tampa do tambor. Faça outro círculo para a base. Com fita adesiva feche a lateral do tambor e prenda os círculos. Corte várias tiras de papel kraft, passe cola com um pouco de água e fixe nas emendas do papelão. Passe cola sobre essas tiras para ficar ainda mais seguro.
Agora vamos revestir. Corte um círculo de plástico adesivo, um pouco maior do que a tampa do tambor e cole no papelão. Faça pequenos piques nas laterais para aderir melhor. Faça o mesmo com o fundo. Depois vem a lateral: corte uma tira de plástico adesivo na medida do tambor, 1m de comprimento por 28cm de altura. Encape o tambor. Para ficar bem alegre e divertido corte círculos e decore com letras e números.


Bumerangue

Você sabia que o bumerangue foi inventado na Austrália e que era usado pelos índios como arma? Estes utensílios eram feitos de madeira escavada e arqueada. Quando arremessados, fazem várias curvas no ar e geralmente voltam ao ponto de origem, ou seja, do qual foi lançado. Existem bumerangues de duas, três, quatro e cinco pontas. O tradicional possui apenas duas. Eles podem ter ou não um furo no meio.

Material necessário:
- Um quadrado de papel cartão de 21 x 21 cm
- Régua
- Caneta
- Tesoura

Como fazer:
Pegue o papel e desenhe uma cruz - ou um "x" - mais ou menos no meio do papel.
Corte a cruz para que tenhamos o formato adequado do bumerangue.
Dobre sutilmente as pontas para cima.
Amacie as quatro asas como se estivesse acelerando uma moto.
Pinte da cor que desejar.
Os bumerangues caracterizam-se pela presença de bordos (= pontas) de ataque e fuga.
Segure em um deles e arremesse, sempre em pé e a favor do vento. Se o bumerangue for lançado deitado, corre-se o risco de quebrá-lo.



BRINQUEDO DE SUCATA



Materiais:

Rolinho de papel higiênico
Fita crepe
Jornal
Cola de farinha
Recipiente para água
Base branca para artesanato (Gato Preto)
Tinta acrílica para artesanato diversas cores
Papelão

 

Modo de fazer:

Empilhe os rolinhos em forma de pirâmide (3 na base e 2 em cima). Junte os rolinhos com fita crepe.
Forre a estrutura com várias camadas de jornal umedecida com cola de farinha (veja a receita) deixe secar. Dê uma de mão com a base para artesanato. Branco e pinte com tinta acrílica.

Cola farinha: 1 litro de água, 4 colheres de sopa de farinha de trigo ,1 colher de sopa de vinagre, misture tudo, leve ao fogo até engrossar.






















































Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito