Plano de Ação do Estabelecimento Espaço Escola Serviços Públicos de Apoio Escolar Aniversariantes Nossa Mensagem
Biblioteca Virtual
Espaço dos Professores Bancos Fotos Fale Conosco

Quantidade de Páginas visitadas


LUMINÁRIA DE LATA

Luminária reciclável

Já imaginou uma luminária feita com latas? Linda e fácil de fazer. E com um segredinho especial. Aprenda em mais um passo-a-passo.




Luminária reciclada



Separe quantas latas desejar para fazer suas
luminárias.




Luminária reciclada



O arame, vendido em rolos nas lojas de materiais para construção, é para fazer as alças da
luminária. Mas sempre tem alguém com arame sobrando que acaba parando no lixo. Aproveite para economizar e reutilizar!




luminária reciclada



Você também vai precisar de martelo, um prego grande de aço e de um alicate, para cortar e curvar o arame.






Luminária reciclada


O segredo
: preencha com água o interior das latas e deixe-as no congelador até que água tenha virado gelo. Esse processo é para não amassar as latas quando fizermos os furos, dando um acabamento profissional.





Luminária de recicláveis


Apoie a lata sobre um pano e comece a perfurar a lata para formar desenhos. Quanto mais furos, mais bonito fica o resultado.
Seja criativo(a).





Luminária de reciclaveis



Você pode fazer furos aleatoriamente ou bolar desenhos para dar um toque ainda mais especial a sua
luminária.





Luminária de recicláveis



Faça dois furos nas laterais superiores da lata para passar a alça de arame.






Luminária de recicláveis



Corte o arame no comprimento desejado e passe-os pelos furos feitos nas laterais da lata.






Luminária de recicláveis



Pronto, sua lata já é uma
luminária!





Luminária de recicláveis

Coloque uma vela "gorda", daquelas usadas em castiçais, no interior de cada lata. Pendure-as onde achar mais conveniente e confira o resultado supreendente.





Fonte: Casa da Chris


RECICLAR LATAS


Cookie na latinha

MATERIAL: Peça em MDF; Lata de molho de tomate c/ tampa; Lixa 150; Primer; Tintas nas cores: castanho claro, preto, mineral, purpura, branco, cinza, telha; Pincéis: Condor 446 nº16, 422 nº 2, 308 nºs 10 e 14, pincel redondo nº 2; Verniz acrílico fosco ou brilhante; Giz pastel seco; Tecido de algodão estampado, renda cor cru, cianinha, linha cor branca, cola branca, palha da costa e cola quente.

PASSO A PASSO:

LATINHA Pintar a latinha com primer com o pincel 446 nº 16 para criar porosidade para a tinta acrílica; Após secar passar tinta acrílica castanho claro com o pincel 446 nº 16 até cobrir; Passar Verniz acrílico com o pincel 446 nº 16; Encapar com tecido algodão estampado e fazer os detalhes.

PEÇA MDF Pintar a 1ª demão de tinta castanho claro com o pincel 446 nº 16, secar e lixar; Pintar com a tinta castanho claro com o pincel 446 nº 16 até cobrir; Desenhar o chantily e os poás e passar com o pincel redondo na cor mineral; Desenhar os olhos e pintar na cor preto com o pincel liner 422 nº 2; Fazer o brilho dos olhos com a cor branco e as sombras da volta dos olhos com a cor telha com o pincel 308 nº 10 e detalhes com o pincel 422 nº 2 com a cor branco; Desenhar o nariz e pintar na cor purpura com o pincel filete 422 nª 2; Fazer a sombra do nariz com o pincel 308 nº 10 com a cor telha e detalhe em branco; Desenhar a boca e pintar com a cor preto com o pincel 422 nº 2 e detalhe em branco; Passar giz pastel seco nas bochechas e fazer detalhe em branco com o pincel 422 nº 2; Pintar o chapéu na cor mineral com o pincel 446 nº 16; Fazer sombras do chapéu na cor cinza com o pincel 308 nº 14; Fazer sombra da carinha em telha com o pincel 308 nº 14; Passar verniz acrílico fosco ou brilhante.


PORTA LEMBRANCINHA

Foto da peç pronta


Para a confecção desta peça é necessário uma lata de Nescau ou Farinha Láctea, que muitas vezes temos em casa e ficamos com pena de jogar fora. Os palitos de sorvete, podem ser adquiridos a preços módicos, facilmente em lojas de produtos para confeitagem e artesanato. Os lacinhos de tecido dão o charme a esta peça que é bastante fácil de fazer e pode ser vendida como porta-lápis/canetas, porta-pincéis e também como enfeite de mesa ou mesmo lembrancinha de aniversário (para esse fim, junte muitas latas antes de oferecê-las). A pintura dos olhinhos exige um pouco de paciência e treino para que não fique borrada. Treine em uma folha de papel ou mesmo em um azulejo. Depois de repetido algumas vezes, fica fácil fazer.
 


MATERIAL
  • massa de biscuit nas cores: branca, pele, rosa, laranja, verde e azul
  • estecas para biscuit
  • tesoura
  • cola
  • rolinho para abrir a massa
  • carretilha
  • blush
  • pincéis Condor 427-10, 422-0/000
  • pincel Tigre 815-14
  • tinta plástica branca, preta e azul
  • Pó Mágico Fleibor
  • palitos de sorvete
  • lacinhos de tecido prontos
  • primer/base para metais
  • lata de achocolatado

1. Tire o rótulo da lata, lave-a e deixe secar. Depois de seca, tire a cola que normalmente fica, usando acetona ou qualquer outro solvente. Passe um paninho com álcool em toda a parte de fora da lata, para deixá-la completamente limpa, para receber a primeira de mão de primer/base para metais.

2. Comece a preparar a lata para receber a pintura, aplique uma demão de primer em toda a lata e deixe secar. Coloque um pouquinho de cola nas duas bordas da lata e cole um palito. Segure por alguns instantes, até a cola secar um pouquinho.
3. Passe cola em toda a lateral do palito colado e coloque outro palito ao lado, segurando por alguns instantes. Preste bastante atenção a quantidade de cola e na qualidade dela. O ideal é colocar o suficiente, para que cole, sem descolar e nem escorrer. Continue colando os palitos um ao lado do outro, pela lateral, até preencher toda a lata. Aguarde alguns minutos para que a cola vulcanize (seque).
4. Pinte os palitos com a tinta branca, sem esquecer da parte de baixo dos palitos e do fundo da lata. Deixe secar e em seguida, pinte com a tinta rosa claro (coloque a tinta branca em um potinho e acrescente algumas gotas de tinta rosa escuro, misture até atingir o tom desejado).
5. Pinte o fundo da lata e também a parte de cima, para fazer um acabamento impecável.
6. Com o pincel 815-14, encoste-o na tinta rosa escuro, tire todo o excesso da tinta em um papel toalha e passe o pincel delicadamente em toda a extensão dos palitos, com movimentos de baixo para cima, como se você estivesse puxando o pincel. Atenção a posição do pincel: bem deitado.
7. Faça uma bolinha de massa azul claro e achate-a levemente, deixando com formato mais alongado do que redondo. Com a esteca espátula, faça duas marcas paralelas em cada lateral.
8. Com o pincel 408-0 e a tinta branca, pinte dois semi-círculos e preencha-os como mostra a foto.Com a tinta azul hortencia, termine a pintura da parte de cima dos olhos e deixe secar naturalmente.
9. Pegue uma porção de massa pequenina e modele uma bolinha. Faça um rolinho de maneira que uma das pontas fique mais fina do que a outra. Com o boleador, pressione a ponta mais fina, para abrir a massa e fazer a tromba da elefoa. Com a ponta da esteca, faça dois furinhos na parte da massa que foi aberta e com a esteca espátula marque as dobrinhas.
10. Para a orelha do elefoa, pegue uma porção de massa e faça uma bolinha. Com o dedo mínimo, faça movimentos curtos de vai-e-vem. Vire a massa de lado e achate-a com o 'gordinho' da palma, logo abaixo do polegar. Com a esteca espátula, faça as marquinhas nas laterais internas da orelha. Faça isso mais uma vez, para ter a segunda orelha.
11. Faça duas bolinhas de massa e reserve. Pegue outra porção de massa azul, faça uma bolinha, modele uma coxinha, curve a ponta e marque a lateral com a esteca espátula.
12. Faça outra bolinha de massa, modele uma coxinha e achate-a com o gordinho do polegar. Com a esteca espátula, marque as duas laterais da coxinha achatada.
13. Verifique se a pintura dos olhos já secou, Se já estiver seca, use o boleador e a tinta preta para fazer as pupilas dos olhos do elefoa. Com o pincel 408-000 e a tinta preta, diluída em água, faça o contorno da parte azul dos olhos, os cílios superiores, os cílios inferiores e as sobrancelhas.
14. Passe cola na parte mais larga da tromba do elefoa e cole logo abaixo dos olhinhos. Cole também as duas bolinhas reservadas e as orelhinhas, nas laterais da cabeça.
15. Cole as duas patinhas, encaixando-as entre a orelha e a cabeça, como mostram as fotos.
16. Para fazer a cabeça da coelhinha, pegue uma porção de massa branca, modele uma coxinha gorducha e pressione levemente a parte mais fina.
17. Com esteca espátula, faça as marquinhas na massa, nas laterais da cabeça e na parte mais larga, para fazer a boca.
18. Para uma das patinhas, faça uma bolinha pequena com a massa branca, modele uma coxinha alongada e curve a ponta.
19. Com a esteca espátula, marque os dedinhos na parte mais gordinha da coxinha.
20. Para as orelhinhas, faça duas bolinhas de massa branca, modele na palma da mão, coxinhas longas deixando a ponta bem fina. Achate-as levemente, com o 'gordinho' do polegar.
21. Curve as orelhinhas e marque as dobras com a esteca estátula, como mostra a foto.
22. Para a outra patinha, faça uma bolinha de massa branca, achate-a levemente e marque os dedinhos com a esteca espátula.
23. Faça a pintura dos olhos, seguindo os passos da pintura do elefoa. Faça uma bolinha cor de rosa para o nariz e cole logo abaixo dos olhos.
24. Com a massa laranja, faça uma bolinha, modele uma coxinha e marque as ranhuras da cenoura com a esteca espátula. Faça mais uma cenoura e deixe reservada.
25. Com a ponta da esteca, faça uma pequena abertura na parte de cima da cenourinha. Faça duas bolinhas de massa verde, modele coxinhas e encaixe-as na abertura da cenourinha.
26. Cole as orelhinhas no alto da cabeça da coelhinha, posicionando da maneira que preferir e aplique o blush nas bochechinhas.
27. Cole a patinha comprida, posicionando-a para cima, para segurar a cenoura e cole a patinha pequena ao lado, para dar apoio e cole a cenoura na patinha maior.
28. Passe o blush nas bochechinhas do elefoa e em seguida, passe cola na parte de trás da cabeça e cole-o no revestimento de palitos. Cole a coelhinha logo acima, posicionando um para cada lado.
29. Pegue uma porção de massa pele, faça uma bolinha, abra-a com o rolinho e com a tesoura, corte um quadradinho.
30. Com a carretilha marque o quadradinho, para fazer um retalho. Faça mais um quadradinho e reserve. Cole a outra cenoura do lado do elefoa.
31. Pegue uma porção pequenina de massa rosa, faça uma bolinha, modele uma coxinha e marque a parte mais gordinha com a esteca, para formar um coração. Faça corações pequeninos também com a massa azul. Passe um pouquinho de cola nos retalhos e cole-os nos palitos.
32. Cole um coração azul no meio de um dos retalhos e dois corações rosa no outro. Não esqueça de colar os lacinhos nas cabeças dos bichinhos.
33. Aplique o Pó Mágico azul nas dobrinhas da elefoa, para dar destaque e sombra. Não esqueça de fazer os pontinhos de brilho nas bochechinhas, usando a tinta branca e a ponta da esteca. Deixe secar e está pronta!

LAMPARINA DE LATA

Material necessário:
- 1 lata vazia
- Tinta spray
- Caneta para retro-projetor
- Prego
- Martelo
- Arame
- Vela

Passo-a-passo:
Com a canetinha, marque o desenho que quiser na lata. Pegue o prego e o martelo e fure sobre o risco que você fez. É importante bater delicadamente para não amassar a lata. Quando o prego furar a lata, gire-o dentro do furo para arredonda-lo, mas sem alargar muito. Deixe um espaço entre um furo e outro, procurando manter sempre a mesma distância. Se não quiser seguir um molde, fure a lata aleatoriamente. Faça furos opostos na parte de cima da lata, onde será fixado o arame para fazer a alça. Pegue o arame e prenda num lado da lata e depois do outro lado. Depois de furar toda lata e prender a alça, pinte a lata com a tinta spray. Deixe secar bem e está pronta sua lamparina. Pendure a lata onde quiser e fixe a vela dentro. Aí, é só acender.





















































Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito