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PLANO DE TRABALHO DOCENTE - PDT



     O Plano de Trabalho Docente - PTD - é a forma de o professor se organizar para ministrar suas aulas. Parte dos professores já o pratica, muitos anotam num caderno todo o conteúdo que passarão para o aluno, porém os professores mais experientes nem precisariam disso. Entretanto, hoje, é uma exigência para o bom acompanhamento dos conteúdos escolares.

Profº Crescêncio Ribeiro dos Santos
C.E. La Salle - Pato Branco


  - O que é um PTD?

     É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;


  - É o mesmo que planejamento e plano de aula?

      É uma diretriz para as ações educacionais do professor;


  - Como ele é construído? Que variáveis precisam ser consideradas nesse momento?

  • Plano é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejamento;
  • É a apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas.
  • Implica no registro escrito e sistematizado do planejamento do professor;
  • Antecipa a ação do professor, organizando o tempo e o material de forma adequada;
  • É um instrumento político e pedagógico que permite a dimensão transformadora do conteúdo.
  • Permite uma avaliação do processo de ensino e aprendizagem;
  • Possibilita compreender a concepção de ensino-aprendizagem e de avaliação do professor;
  • Orienta /direciona o trabalho do professor
  • Requer conhecimento prévio da Proposta Pedagógica Curricular;
  • Pressupõe a reflexão sistemática da prática educativa.


  - Tem um formato específico?

      1. Conteúdos específicos
      2. Justificativa
      3. Encaminhamentos metodológicos (métodos, recursos, estratégias)
      4. Avaliação (critérios, instrumentos)
      5. Referências


1. Conteúdos específicos: O professor organiza a escolha dos conteúdos, trabalhando de forma contextualizada e atualizada, possibilitando ao aluno estabelecer relações e análises críticas sobre ele.

2. Justificativa: Explicita a escolha dos conteúdos estruturantes e específicos como opção política, educativa e formativa.

3. Encaminhamentos metodológicos: O conjunto de determinados princípios, métodos, recursos e estratégias para chegar aos objetivos; o processo de investigação teórica e de ação prática.

4. Avaliação: seleção de instrumentos e definição de critérios que estabelecem os propósitos e a dimensão do que se avalia. Para cada conteúdo específico é preciso ter claro o que se deseja ensinar, desenvolver e, portanto, avaliar.

5. Referências: permitem perceber em que material e em qual concepção o professor vem fundamentando seu conteúdo. Fundamentar conteúdos de forma historicamente situada implica buscar outras referências além dos livros didáticos.


Dimensão Legal:


  • Ele aparece no Artigo 13, II e IV da LDB como Plano de Trabalho que deve ser feito pelo professor, isso justifica o termo Plano de Trabalho Docente.

  • É dever do professor elaborar o Plano de Trabalho Docente e trabalhar pelo seu cumprimento em consonância com a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, com os princípios norteadores das políticas educacionais da SEED e com a legislação vigente para a Educação Nacional.




















































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